top of page
Faixa de contato

Blog

Buscar

3 dicas imortantes para decolar o seu posicionamento de marca

O posicionamento exige tempo, estratégia, constância e dedicação para decolar uma marca.

O posicionamento de marca é determinado pela relação entre cliente e o produto ou serviço a ser oferecido e, com isso, onde a empresa deseja estar e ocupar espaço no mercado e na mente do seu público-alvo.


Para posicionar uma marca, não bastam ações pontuais e investimento em redes sociais. Deve-se pensar em uma estratégia que possua consistência e frequência, visando a propagação dos valores da empresa a longo prazo.


Decolar uma marca pode não ser uma tarefa fácil, pois ele é o elemento central de sucesso, reconhecimento, sustentabilidade e permanência do negócio em qualquer setor de atuação. Em outras palavras, é ele que trará a união de estratégia e diferenciação no mercado.



O que é o posicionamento de marca?


É preciso diferenciar, primeiramente, posicionamento de reconhecimento de marca. Uma empresa pode ter um produto bem reconhecido seu nicho de mercado, mas seu posicionamento frente à concorrência, outros mercados e até para seu crescimento precise de ajustes.


O primeiro está atrelado a uma estratégia mais abrangente, que inclui planejamento de vendas, atendimento e participação de mercado, o quanto seus usuários avaliam de forma positiva a sua empresa de forma clara.

Já o reconhecimento, o segundo passo para uma marca decolar, está diretamente ligado a sua capacidade de ser conhecida pelos consumidores e stakeholders e o quanto eles sabem sobre ela, o famoso Brand Awareness.


Quais são os fatores de sucesso para que uma estratégia de posicionamento decole? Pense que o posicionamento de marca requer planejamento, análise e esforço.


1. Defina sua estratégia de posicionamento com base nos objetivos de negócio


Essa estratégia deve ter clareza, metas mensuráveis, iniciativas que visam médio e longo prazo e envolvam diversas áreas de negócio. Dentre as diferentes estratégias de posicionamento, podemos citar expansão, crescimento, novos produtos e inovação. Analise o mercado e a concorrência, crie referências que possam apoiar o plano.


2. Entenda quem será o seu público-alvo


Descobrir as necessidades do consumidor, o que eles buscam e quais são as suas preferências é primordial. Quais são seus perfis de cliente ideais? Explorar melhor o seu cliente é tornar a sua experiência melhor, atender seus interesses de forma assertiva e se comunicar de forma efetiva nos canais na qual el prefere se comunicar com a sua empresa e como a sua empresa pode ajudá-lo.


3. Crie materiais atrativos, modernos e com sinergia aos seus objetivos de negócio


Uma vez estabelecido o plano e o entendimento do público que será impactado, é hora de estruturar os canais, as comunicações e as estratégias de posicionamento da marca que precisam de diferentes atenções. Pense que cada canal de comunicação merece um conteúdo adaptado, além de frequência.




O posicionamento de marca deve ser sólido e consistente, mas gerenciar tudo não é fácil e pode ser desafiador se você não conta com profissionais que podem auxiliar a sua empresa em diferentes etapas. Conte com um profissional parceiro para auxiliar o seu negócio.





16 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page